A Casa de Bernarda Alba está em cartaz em São Paulo
escrito por Alexsandro Neves
fotografias por Cristiano Rolemberg
O texto do espanhol Frederico Garcia Lorca retrata a vida de uma família só de mulheres em um vilarejo no interior da Espanha dos anos 30 do século passado. Após a morte de seu segundo marido, a matriarca Bernada Alba decreta um luto de reclusão de oito anos para todas suas cinco filhas mulheres, todas solteironas. A rotina desse luto muda quando um bonito jovem de 25 anos, Pepe Romano, pede a mão de Angustias, a mais velha das cinco filhas e que detém um grande dote. Este noivado desencadeará uma série de conflitos entre as mulheres desse casa e mudará suas vidas para sempre.
O cenário eficiente é composto por duas paredes laterais de tecido e uma parede de fundo onde fica a porta e a janela da casa, por onde as personagens vêem o que se passa no vilarejo. A iluminação se une ao cenário criando a ambientação adequada para cada cena. O figurino cumpre sua função de transportar o espectador para a Espanha pré guerra civil além de mostrar a diferença de classes: os patrões e os empregados. O espetáculo ainda conta com canções que hora enfatizam o drama dessas mulheres, hora retratam a cultura espanhola. Destaque para uma das passagens de ato em que o palco escurece e o público é presenteado com uma bela coreografia de flamenco.
A direção de Elias Andreato é precisa e equilibrada. O elenco desempenha em geral uma ótima atuação.Tatiana de Marca ( Madalena) faz uma interpretação um tanto exagerada que em alguns momentos beira a caricatura de uma criança mimada. Patricia Gasppar (Poncia) faz um ótimo trabalho de coadjuvante e traz equilíbrio ao peso dramático que Walderez de Barros(Bernarda Alba) imprime de forma precisa e correta em sua personagem conseguindo fazê-la não apenas real como onipresente em todo espetáculo.
Um belo espetáculo que certamente coroa os cinquenta anos de carreirade Walderez de Barros.
FICHA TÉCNICA
Texto: Frederico García Lorca
Tradução, Adaptação e Direção: Elias Andreato
Elenco: Walderez de Barros (Bernarda), Patrícia Gasppar (Poncia), Mara Carvalho(Angustias),Victória Camargo(Martírio), Bruna Thedy(Adela), Tatiana de Marca (Madalena),Isabel Wilker(Amélia) e Fernanda Cunha (Criada)
Cenário: Fabio Namatame
Figurino: Fause Haten
Iluminação: Wagner Freire
Trilha Sonora: Daniel Maia
Assistente de Direção: Leandro Goddinho
Preparação Vocal: Jonatan Harold
Preparação Corporal: Gustavo Malheiros
Programação Visual: Vicka Suarez
Fotos: João Caldas
Produção Executiva: Egberto Simões
Produtoras: Selma Morente e Célia Forte
Realização: Morente Forte Produções Teatrais
SERVIÇO
Local: Teatro Cultura Artística Itaim
Endereço: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 - Itaim
Estréia: 14/09/2013
Temporada até: 01/12/2013
Horários: Sextas - 21h30 / Sábados - 21h / Domingo - 18h30
Ingressos: Sextas e Domingos - R$ 50,00 / Sábados - R$ 60,00
Duração: 90 minutos
Censura: 14 anos
Vendas:
- Bilheteria: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1830 - Itaim ( terças e quintas - 15h às 19h / sextas e sábados - a partir das 15h / domingo - a partir das 14h). Aceita todos os cartões de crédito e debito.
- Televendas: 4003 - 1212
- Internet: www.ingressorapido.com.br