Gipsy Kings - 28/03/2012

escrito por Victor Galante

fotografias por Rafael Koch Rossi, MRossi, Néstor J. Beremblum

O Gipsy Kings tem seus membros oriundos de assentamentos ciganos no Arles e Montpelier, no sul da França, e inclui cantores e violonistas das famílias Reyes (Canut, Nicolas, Pablo e Patchai) e  Baliardo (Diego, Paco e Tonino).

O violão vigoroso e vocais apaixonados são marcas registradas de uma tradição musical indígena conhecida como “rumba flamenca”, tradição esta que é representada, mantida e divulgada pelo Gipsy Kings. O vocalista principal Nicolas Reyes é filho do famoso cantor de flamenco José Reyes, que, com Manitas de Plata, vendeu milhões de discos nos anos 60 e 70.

Alguns minutos antes de subirem ao palco, um anúncio trouxe preocupação aos fãs: Nicolas Reys estava sofrendo de laringite o que prejudicaria sua performance. Porém ao som da primeira música, “Rumba Tec”, a banda mostrou que contornaria o problema utilizando as outras vozes do grupo e começou um show animado e dançante.

Revezando entre músicas com vocal e instrumentais, entre elas  “Sol Y Luna”, “Pena Penita”, “La Negra” e "Sabroso", chegaram ao ápice com "Baila me" que fez o público perder a timidez e levantar para “bailar”. Público este que contava com muitos vestidos a moda cigana.

Apesar de vários pedidos, "A Mi Maneira" ficou de fora. O bis trouxe "Volare" e "Bambolero" e contou com a presença de uma bailarina cigana no palco, encerrando a apresentação dos Reis Ciganos sob uma chuva de aplausos.

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016