Retratos de Nelson

escrito e fotografado por Cristiano Rolemberg

Retratos de Nelson é uma peça para quem deseja entender teatro e Nelson Rodrigues. Uma produção impecável com cenário e transição de cenas intocáveis, realizados por um grupo formado de novos artistas da provinciana Itapetininga.

É possível acompanhar a montagem da peça através de chamadas instigantes feitas por fotos de Neto Ribas e Tatiane Rocigno com frases que fazem parte dos diálogos contidos na peça, e compartilhados de tempo em tempo na página do Facebook do grupo de teatro Detrás do Pano.

Fomos conferir este espetáculo baseado livremente pelo grupo Detrás do Pano na obra Retratos de Família, com inserção de trechos de outras obras de Nelson Rodrigues, como Valsa nº6, Vestido de Noiva, Dorotéia e A Mulher sem Pecado entre outros.

Lars Von Trier não faria melhor, e Nelson Rodrigues ficaria orgulhoso se visse! Na noite do espetáculo caia sobre a cidade uma chuva forte acompanhada de relâmpagos que acabaram por colaborar com a ambientação do espetáculo. As atuações de Senhorinha (Samira Albuquerque), Glória (Thais Weiss), Heloísa (Tatiane Rocigno) e Jonas (Paulo Carriel) são irretocáveis. Destaque para o início da peça que ocorreu no foyer do teatro enquanto o público aguardava para adentrar; a procissão que passou pela platéia com os atores cobertos por panos pretos e segurando velas enquanto entoavam uma música ritmada por violão; os diálogos entre Senhorinha e Jonas, Senhorinha e Heloísa, e a cena entre Glória e Tereza. Esta última em especial mescla inocência e loucura em uma atmosfera rodrigueana retratada fidedignamente.

A peça surpreendeu não só pelo seu conteúdo apresentado de forma fluida, mas também por sua iluminação, produção, figurinos e todos os cuidados tomados pelo grupo que envolverem o espectador por 1h40m de tal forma que o tempo passou desapercebido.

Um dos pontos negativos do espetáculo foram as músicas tocadas ao vivo, que apesar de ajudarem muito na qualidade do espetáculo se estendiam por demais, o que quase transformou a peça em um musical. Outro ponto negativo ficou por conta do anfiteatro da prefeitura de Itapetininga que se encontra em condições realmente muito ruins. Esperamos que a prefeitura de Itapetininga perceba a importância desta arte para sua comunidade e que se levar em consideração a população total da da cidade e a quantidade de grupos de teatro e pessoas envolvidas com produção e atividades artísticas em geral, pode-se perceber que a cidade pode vir a tornar-se um pólo cultural de artes cênicas.

Espetáculo: Retratos de Nelson

Grupo Teatral: Detrás do Pano Núcleo de Artes Cênicas

Site: www.wix.com/detrasdopano/nucleoteatral

Direção e Adaptação: Paulo Carriel

Iluminação: Tatiane Rocigno

Figurinista: Dhi Paulino

Elenco:

Anderson Santos

Barbara Cavallari

Carolina Oliveira

Denise Brunatto

Dhi Paulino

Érica Azevedo

Grazi Carvalho

Hayara Medeiros

Janice Gonçalves

Leila Santos

Leonardo Monteiro

Paulo Carriel

Priscilla Amaral

Raphael Matarazo

Ricardo Oliveira

Samira Albuquerque

Tatiane Rocigno

Thais Weiss

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016