O Vencedor

escrito por Thiago Henrique

Baseado em fatos reais, “ O Vencedor ” descreve a trajetória de “Irish” Micky Ward (Mark Wahlberg), pugilista que buscou o título mundial dos pesos leves e para isto precisou trilhar um caminho tortuoso vivendo um dilema entre uma carreira melhor ou o apoio de sua família.

Neste filme, podemos ver os problemas que são causados pela influência da família na carreira de Micky. Sua mãe (Melissa Leo) é quem administra as lutas e seu meio-irmão Dick Eklund (Christian Bale) é seu treinador. E desta maneira as coisas acabam não dando muito certo, pois toda a família, incluindo suas irmãs, mistura sentimentos e negócios. E ainda há um agravante, a obrigação que Micky tem de superar seu irmão, pois Dicky também foi um grande pugilista, considerado o orgulho da cidade, mas que, no entanto chegou ao fundo do poço depois de se viciar em crack.

É através da brilhante interpretação de Christian Bale, que o personagem coadjuvante Dick Eklund, passa ofuscar o protagonista. Muito é mostrado sobre a vida de Dick: imagens de suas grandes lutas, um documentário realizado pela HBO, e como o uso das drogas afetava não somente Dick como também toda família e conseqüentemente os treinamentos de Micky. O filme nos faz enxergar o mundo das drogas existente nos esportes e que só conhecemos pelo que se passa nos noticiários. Podemos ver a decadência que as drogas podem causar em alguém que foi considerado uma lenda do boxe e derrotou o grande Sugar Ray Leonard.

“ O Vencedor ” não é apenas para amantes do boxe, não é só uma busca pelo campeonato mundial. Trata-se uma história de superação pessoal e conquista que nos apresenta os dois lados da moeda: a fama e a decadência. Um filme certamente imperdível.

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016