Diretor de "O sexto sentido" retorna com "O último mestre do ar"
escrito por Thiago Henrique
O Último Mestre do Ar, dirigido por M Night Shyamalan (o mesmo de Sexto Sentido) é uma adaptação da série animada “Avatar: A Lenda de Aang” que revela uma saga em um mundo desequilibrado dividido em nações correspondentes aos 4 elementos da natureza: ar, água, terra e fogo. Eu digo desequilibrado, pois este mundo está em guerra. A Nação do Fogo utiliza de suas habilidades e grandes máquinas de combate para conquistar as outras nações.
Muitos habitantes de cada nação têm o poder de controlar o elemento correspondente à sua terra natal. No entanto, somente um é o escolhido para controlar os 4 elementos, apenas ele pode restaurar o equilíbrio do mundo e dar um fim a guerra. Este escolhido, também conhecido como Avatar é Aang (Noah Ringer), o único sobrevivente da Nação do Ar que ficou preso em um iceberg e depois de 100 anos foi encontrado e liberto por Katara (Nicola Peltz) e Sokka (Jackson Rathbone), dois habitantes da tribo da água.
No filme, cada nação é apresentada com suas peculiaridades com cenários e figurinos próprios. Por exemplo, a Nação do Ar que foi destruída, era formada por monges que viviam nas montanhas em templos altíssimos. As Tribos de Água, por sua vez, possui uma população que lembra povos anglos e esquimós. Seu cenário é muito claro com locações belíssimas onde a temperatura é abaixo de zero. A Terra do Fogo em contraponto é bastante escura e quente, repleta de armas de guerra e soldados, seus habitantes lembram povos da Índia e Oriente Médio. Por fim, a Nação da Terra, é a que menos aparece e é representada por suas florestas e seu povo que possuem traços de japoneses, mongóis e africanos.
Do mesmo modo que o desenho, para o controle de cada elemento é empregado um estilo diferente de Kung Fu: Baguazang (ar), Tai Chi (água), Hung Gar (Terra) e Shaolin do Norte (fogo). Graças aos efeitos especiais conseguiu-se com perfeição fundir magia e artes marciais. Porém, apesar do bom uso dos efeitos especiais, nada é acrescentado na versão 3D, pois este filme foi convertido depois de finalizado, e não foi pensado originalmente para esta tecnologia. Alguns pequenos detalhes e a legenda são os que mais aparecem.
O Último Mestre do Ar é o início da trilogia, que talvez não agrade os fãs do desenho, por parecer um pouco tendencioso, mas trata-se de uma saga épica repleta de ação, magia, mitologia, artes marciais e conflitos entre matéria e espírito. Para quem gosta destes temas é um ótimo filme.