O Teatro Mágico Grava DVD no Credicard Hall

escrito por Fernanda Andrade

fotografias por Cristiano Rolemberg

A trupe de O Teatro Mágico composta por Fernando Anitelli (vocal e violão), Daniel Santiago (guitarra), Rafael dos Santos (bateria), Thiago do Espírito Santo (baixo), Pedro Martins (teclado), Luis Galdino (violino) e no circo os artistas Mateus Bonassa, as gêmeas Nathalia e Nayara Dias e Andrea Bárbour, entraram no palco do Credicard Hall com 46 minutos de atraso na noite do dia 02/11/2012, para a gravação de seu novo DVD “A Sociedade do Espetáculo”, com cenário e figurinos novos.

Em seus figurinos a nova proposta da banda passou a ser evidenciada, deixando um pouco das cores vivas de lado revelando um lado mais sombrio. Fernando Anitelli chamou a atenção usando um casaco verde escuro por cima de um colete cinza com fivelas, uma camisa preta, uma cartola também preta na cabeça e uma calça amarela adornada com correntes penduradas dando um movimento especial em sua roupa durante sua performance no palco.

Como de costume houve a participação dos artistas circenses: as meninas com suas acrobacias em tecidos e aparelhos mostraram a melhor parte do show, principalmente no momento em que as gêmeas Nathalia e Nayara Dias vestidas de vermelho fizeram acrobacias em um bambolê suspenso, realizando movimentos de forma extremamente sincronizada como se uma fosse o reflexo da outra. O palhaço Toucinho (Mateus Bonassa) também fez sua parte entretendo o público durante as pausas, com suas piadas e brincadeiras interagindo com a plateia.  Apesar disso, dessa vez houve uma menor participação dos artistas de circo o que costumava ser o diferencial da banda, mudança que foi ressaltada inclusive por alguns fãs com quem conversamos após o término do show.

Durante todas as musicas o violinista Luiz Galdino mereceu destaque, apesar de não ter sido tão participativo e marcante como em shows anteriores segundo os fãs. Mesmo assim ele manteve o seu desempenho tocando de uma forma diferenciada dando ao clássico instrumento um som mais moderno e experimental, coincidindo com a proposta da banda.

A banda fez um show técnico e até um pouco mais comercial do que o de costume, dando ênfase às músicas de trabalho do ultimo álbum, “Sociedade do Espetáculo”, como “Emancipação” e deixando outras aguardadas pelos fãs, como por exemplo “Quermesse” e “Tática e Estratégia” de lado. Como esperado, o hit “O anjo mais velho” fez o público presente vibrar muito e cantar junto com a banda em um coro uníssono mostrando que a casa cheia não se devia somente aos fãs mais assíduos da banda, mas também àqueles que pouco conhecem a trupe, e estavam ali para aproveitar a oportunidade de ver e ouvir um pouco mais de O Teatro Mágico.

Finalizando o show com o bis de “Abaçaiado”, música do albúm “Segundo Ato”, a trupe encerrou o espetáculo mostrando sua nova proposta aos fãs: um novo tipo de apresentação, com figurinos e maquiagens diferentes do de costume e alguns arranjos retrabalhados em músicas já conhecidas além de uma menor participação dos artistas circenses.

O show durou aproximadamente 2h40m devido à necessidade de refazer a gravação de algumas musicas para o DVD, deixando alguns fãs felizes e causando cansaço e impaciência a outros que ou se sentavam na pista do Credicard Hall ou abandonavam o espetáculo antes do término.

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016