O Sal da Terra e as histórias por traz das fotografias
critica por Alexsandro Neves
fotografias da coletiva por Cristiano Rolemberg
Estreou na última quarta-feira em São Paulo, durante a abertura da mostra Ecofalante o documentário O Sal da Terra, dirigido por Wim Wenders e Juliano Salgado e que conta a história do fotografo Sebastião Salgado: desde sua infância no interior de Minas Gerais passando pelo exílio na Europa e suas viagens pelo mundo.
O filme é em grande parte preto e branco e traz o fotografo contando histórias de suas fotos e projetos. Além das histórias de Sebastião Salgado podemos ver também o depoimento de seu pai, de sua esposa e colaboradora Lelia Wanick Salgado e de seu filho e co-diretor neste filme Juliano Salgado.
A certa altura o filme se torna um pouco cansativo, mas as histórias deste observador da natureza humana, que viu de perto atrocidades e genocídios e cuja fé na humanidade foi abalada e depois restaurada ao ver a capacidade da
natureza de se restabelecer e ao conhecer de perto povos indígenas como os Zoe, acaba por compensar esse cansaço.
No filme o público também pode ver um pouco do modo de trabalho de Sebastião Salgado e do projeto seu e de sua esposa Lelia Wanick Salgado que já conseguiu replantar mais de 2.5 milhões de árvores em Minas Gerais, ao vermos no
documentário como era a área onde hoje há uma imensa floresta somos obrigados a deixar de lado o pessimismo e a acreditar de que há esperança ainda.
O filme contará com 60 cópias, segunda informações do presidente da Imovision durante coletiva, e chegou hoje nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Maceió, Florianópolis, João Pessoa, Fortaleza e Recife.
O SAL DA TERRA (Le Sel de La Terre) França/Itália, 2014, 110 min.
Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado Roteiro: Wim Wenders, Juliano Ribeiro Salgado e David Rosier Produção: David Rosier Fotografia: Hugo Barbier e Juliano Ribeiro Salgado Edição: Maxine Goedicke, Rob Myers Elenco: Sebastião Salgado, Lélia Wanick Salgado Distribuição: Imovision
Nota do editor: no dia 17/03 a cunhada de Sebastião Salgado faleceu em um acidente de trânsito em Vitória no Espirito Santo. O fotógrafo e sua esposa não compareceram na coletiva que ocorreu na manhã do dia 18/03 mas fizeram questão de comparecer a noite na estréia do filme, apesar do luto e cansaço. Este veículo junto com a equipe expressa aqui seus pêsames a família e decidiu em respeito a família não publicar as fotos do lançamento do filme.