New Model Army faz apresentação histórica em São Paulo

escrito por Alexsandro Neves

fotografias por Cristiano Rolemberg

Na noite desta sexta-feira o New Model Army apresentou em São Paulo a primeira de duas apresentações especiais em comemoração de seus 30 anos de existência. Por volta das 21h00 um pequeno público se formava na barricada do CitiBank Hall. A casa não chegou a lotar, sendo possível ainda verificar lugares vazios na platéia momentos antes do inicio do show. As 22h00 uma pequena nuvem de gelo seco começou a cair sobre um público formado em sua maior parte por pessoas de mais de 25 anos, casais e alguns jovens. As luzes se apagaram e as 22h11 o vocalista Justin Sullivan (fundador da banda e único membro da formação original) sobe ao palco para tocar sozinho, acompanhado apenas com o violão “Better Than Them”, logo depois entra Dean White que na guitarra o acompanha em “Turn Away”e em seguida no teclado em “Higher Wall”. Em “Drummy B” a banda toda entra para junto com Justin Sullivan hipnotizarem seus fãs pelas próximas horas.

As 22h49 a primeira parte do show é concluída, e Justin Sullivan anuncia um intervalo, dizendo “Este é apenas o começo”, e realmente, era apenas o começo de um grande show. Essa primeira parte foi marcada por apresentações intimistas de músicas da banda, com belos duetos de violão e guitarra. Durante os 24 minutos de intervalo nenhuma vaia ou reclamação foi escutada. As 23h13 a banda retorna para nos próximos 70 minutos tocar diversas músicas de seu vasto repertório. O vocalista foi muito simpático conversantdo durante alguns momentos com o público; destaque para o momento em que disse que “que São Paulo é uma cidade que nunca acaba”. O público se soltou completamente em “51 State”, grande sucesso da banda.

A 0h23 a banda deixa o palco, minutos antes Justin Sullivan avisa ao público que o show que ocorrerá hoje a noite, 18 de setembro, será inteiramente diferente. Apesar do palco vazio, o público continua aplaudindo e assobiando. A 0h26 o vocalista retorna ao palco, pede para apagarem as luzes e toca sozinho em meio a um CitBank Hall escuro e hipnotizado "These Words". Ao termino desta canção as luzes se acendem e a banda retorna ao palco para mais 20 minutos de show. A certa altura Just Sullivan diz a platéia “vocês precisam dormir”, no fim toma um gole de cerveja e joga a lata para a platéia. O show foi concluído as 0h46. Um show hipnótico cuja platéia estava completamente conectada a banda, escutando atentamente o que se tocava. O respeito e admiração do público pela banda e vice-versa era completo, e em certos momentos palpável.

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016