Moonrise Kingdom

escrito por Antonio Serrano

Moonrise Kingdom tem como palco a pequena ilha New Penzance, na costa da região de New England nos EUA. Um local praticamente apartado do resto do mundo que abriga personagens introspectivas e solitárias.

Os protagonistas são as “crianças problema” Suzy Bishop (Kara Hayward) e Sam Shakusky (Jared Gilman) que evocam uma juventude inocente cuja descoberta do amor surge da simplicidade de um olhar ou do primeiro beijo.

A estruturação da história surge do sentimento de Suzy e Sam de não inserção nos meios sociais nos quais vivem, visto que, Suzy é uma menina sob o rótulo de problemática e sem amigos,pertencente a uma família cujos pais vivem indiferentes um a presença do outro na mesma casa, e Sam é um órfão hostilizado pelos companheiros do grupo escoteiro a que pertence e se encontra, renegado pela família adotiva e prestes a ser encaminhado a um abrigo juvenil.

Após o primeiro encontro nos bastidores de uma peça teatral organizada pela igreja local os dois começam a trocar cartas nas quais decidem empreender uma viagem juntos pela ilha até um local ermo. A fuga dos jovens somada à iminência de uma tempestade deixam os habitantes da ilha em polvorosa. A mobilização pela busca do casal é mobilizada em duas frentes: pelo xerife local o capitão Sharp (Bruce Willis) e pelo chefe dos escoteiros (Edward Norton).

A busca tem episódios insólitos, tresloucados, e em certo grau até humorados.O figurino de um colorido extravagante une-se aos cenários compostos por construções gigantes e coloridas que parecem inserir as personagens num mundo de brinquedo, contribuindo para o tom de comédia que a história assume em certos momentos, entretanto o filme é em muitos momentos lento, e as situações vividas pelo casal durante a fuga remetem a situações clássicas de filme de guerra sob a ótica de uma sátira infanto-juvenil.

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016