Meu Mundo em Perigo

escrito por Thiago Henrique

“ Meu Mundo em Perigo ”, dirigido por José Eduardo Belmonte (mesmo diretor de “A Concepção”) traz uma trama de temas existenciais e retratos do desespero que acabam por convergir no decorrer do filme.

Na primeira história, Elias (Eucir de Souza) vê seu mundo ruir a partir do momento em que perde a guarda de seu filho para sua ex-mulher. Paralelamente, ele conhece Ísis (Rosanne Mulholland), uma garota meio esquisita, que se passa por muda e aluga um quarto de hotel barato numa fuga do estranho cotidiano de sua família.

Aparentemente tudo terminaria bem se só houvesse apenas essas duas histórias: provavelmente Elias ficaria com Ísis e eles encontrariam um sentido para suas vidas. Porém, surge outro problema que serve de elo para todas as tramas. Iniciando-se com Fito, um filho submisso, incapaz de defender sua esposa e que vai a um bar acompanhado de seu pai para comemorar o aniversário do “velho”. No retorno do bar, os caminhos dos personagens se cruzam, pois o pai de Fito é atropelado e morto por Elias, que foge para não ser incriminado.

Através de uma trilha sonora com músicas do candomblé e de uma câmera voraz com muitos chicotes e planos bem fechados, este filme, pode causar estranhamento e até incômodo, mas acaba por revelar os problemas de uma desestruturação familiar e da fuga do ser humano que acabam desencadeando o desespero. Utilizando a cidade de São Paulo como plano de fundo, cada personagem foge de seus problemas: Elias através de fotografias que tira como forma de “parar” o tempo e abstrair-se da realidade; Ísis, que foge de casa e finge ser outra pessoa para esquecer seu passado e Fito que ignora os abusos sofridos por sua esposa e cometidos por seu próprio pai e que mesmo após sua morte continua fugindo através de um desejo de vingança.

Um bom filme aberto a novas linguagens e formas de se contar uma história fugindo e muito de uma produção comercial. Algumas vezes sua narrativa se assemelha a um documentário, com uma câmera rápida que faz as partes do espectador que está acompanhando, intensamente, o desenrolar da história.

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