La Jaula de Oro, longa de Diego Quemada-Díez, em cartaz

O primeiro longa-metragem do diretor espanhol Diego Quemada-Díez, La Jaula de Oro, tornou-se destaque em diversos festivais internacionais, incluindo o de Cannes, onde seus três protagonistas levaram o prêmio de melhor interpretação da mostra Um Certo Olhar. Fruto de uma pesquisa de cerca de dez anos, com mais de 600 entrevistas com pessoas que sonhavam em cruzar a fronteira ou que viviam em prisões e albergues, realizada por Diego, o longa mostra a jornada sensível de três jovens de favelas da Guatemala, que sonham em cruzar a fronteira com os Estados Unidos.

Sinopse

Juan, Sara e Samuel, três adolescentes que fogem das favelas da Guatemala, tentam viajar para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Em sua jornada pelo México, conhecem Chauk, um índio de Chiapas que não fala espanhol. Viajando em trens de carga e caminhando sobre os trilhos, eles logo terão que encarar uma dura realidade.

Ficha técnica

Direção: Diego Quemada-Díez. Roteiro: Diego Quemada-Díez , Lucía Carreras. Fotografia: Maria Secco. Montagem: Paloma López. Elenco: Brandon López, Rodolfo Domínguez, Karen Martínez, Carlos Chajon, Hector Tahuite. Produtor: Inna Payán, Luis Salinas, Edher Campos. Produção: Animal de Luz Films, Kinemascope Films Machete Producciones. Distribuição: CAFCO Filmes. Gênero: Drama. Classificação Indicativa: 14 anos. Duração: 108 min.

Em cartaz nas salas do Espaço Itaú de Cinema de São Paulo, Brasília, Curitiba e Salvador

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016