Festival Varilux de Cinema Francês Encerra hoje sua edição 2013

Aos amantes do cinema francês ou daqueles que gostam do cinema que trata de " homens de carne e osso", como disse o organizador do festival em coletiva para imprensa ainda dá tempo de conferir as novidades do cinema francês em mais de 40 cidades de todo país (confira a programação completa aqui.

No lançamento do Festival Varilux, que ocorreu no dia 01/05, uma delegação francesa composta por diretores e atores de filmes presentes no Festival, como Daniele Thompson diretora de "Um lugar na Plateia" e do filme participante do festival "Aconteceu em Saint-Tropez" e Benoît Jacquot que traz "Adeus a minha rainha", conversou sobre cinema com a imprensa. Durante esse bate-papo,  quando questionados sobre qual filme brasileiro mais os marcou a maior parte dos diretores e atores citaram Glauber Rocha e disseram que não compreendem porque hoje há tão pouco filme brasileiro em cartaz nos cinemas da França.

Nossa colaboradora, Debora Pesso, assitiu ao filme "Adeus minha rainha", um destaques da mostra e nos conta aqui um pouco sobre o filme.

“Adeus, minha Rainha” nos mostra como foram os últimos meses no Palácio de Versalhes durante a queda da Bastilha, e a consequente dissolução da monarquia francesa.

Diane Kruger vive uma Maria Antonieta frívola e apaixonada por sua amante proibida. Sua atuação consegue passar a veracidade esperada tanto nos momentos de tensão quanto em cenas mais leves.

Léa Seydoux, que vive a leitora particular da rainha, nos leva aos bastidores do palácio, onde acontece de tudo, principalmente fofocas sobre a nobreza francesa e a iminente revolução que está para ocorrer.

Fotografia, figurino e sonoplastia complementam com competência esta interessante obra francesa. É um bom programa para os que apreciam filmes de época ou que desejam saber um pouco mais sobre a história da França.

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016