Eu Eu Eu José Lewgoy chega a SP e RJ em novembro
No próximo dia 11/11/2011, chega a salas de São Paulo e Rio de Janeiro o documentário “Eu Eu Eu José Lewgoy” do diretor Cláudio Kahns. O documentário traça a trajetória profissional deste talentoso ator intercalada por fatos marcantes de sua vida pessoal e complementada por depoimentos de diversos colegas e amigos de Lewgoy.
O documentário apresenta trechos dos trabalhos mais representativos do ator; cenas de seus principais trabalhos e outras curiosidades de sua vida, relatadas por sua família e amigos.
Além dos depoimentos captados em Veranópolis, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, Cláudio Kahns filmou em Yale e em Nova York com alguns amigos do ator. O depoimento de Werner Herzog obtido na Áustria é uma entrevista profunda e emocionada onde se retrata a amizade dos dois.
Lewgoy era de família judaica, filho de mãe americana e pai russo, que vieram ao Brasil tentar a sorte junto às recentes colônias italianas da região da serra gaúcha. Na infância, José Lewgoy já falava inglês, português e italiano, a língua oficial das brincadeiras infantis da pequena cidade onde vivia e se destacava dentre seus 7 irmãos, já participando de peças de teatro. Desde cedo saiu para trabalhar. Passou pela Editora Globo, onde foi tradutor; estudou teatro em Yale no final dos 40, por indicação de Érico Veríssimo; morou 10 anos na França, onde fez vários filmes franceses, e trabalhou até com exportação de café na Alemanha, em Hamburgo.
De volta ao Brasil, Lewgoy atuou em diversos filmes até render-se aos encantos da televisão brasileira, com trabalhos memoráveis em inúmeras novelas, nunca esquecendo seu lado culto, crítico e irônico, que podia ser lido nas crônicas que assinava no Pasquim.
O documentário de 95 minutos entrará em cartaz em São Paulo e Rio de Janeiro inicialmente e posteriormente, será lançado em Porto Alegre.