Enrolados

escrito por Thiago Henrique

“ Enrolados ”, nada mais é do que o 50º longa-metragem de animação da Disney que decidiu realizar uma nova versão de um dos clássicos dos contos de fada: Rapunzel. Nesta animação, Rapunzel (Mandy Moore, na versão original e Sylvia Sallusti, na versão brasileira) não é apenas uma donzela indefesa à espera de seu príncipe encantado, ela é uma jovem de 17 anos, que desconhece seu potencial e que tem um grande desejo de ver o mundo lá fora.

Nenhum príncipe encantado cruza seu caminho, esta tarefa cabe ao grande ladrão procurado Flynn Raider (Zachary Levi, na versão original e Luciano Huck na versão brasileira) que acaba ajudando a princesa a fugir da torre, pois ele deseja recuperar uma valiosa tiara de ouro que a bela jovem escondeu. Porém esta missão não será facilmente cumprida, pois Gothel (Donna Murphy, na versão original e Gotsha, na versão brasileira), a bruxa que criou Rapunzel desde pequena, fará de tudo para não perder sua “filhinha”, e desta maneira, ela acaba encarnando o papel de uma mãe super-protetora que apenas quer proteger sua filha dos perigos do mundo, mas, no entanto, sabemos que todo este discurso da bruxa revela o quão egoísta ela é, já que, o que realmente deseja são os poderes mágicos dos cabelos de Rapunzel que fazem a velha rejuvenescer.

É impressionante notar o quanto a tecnologia evoluiu a ponto de apresentar, nesta animação, cabelos tão reais, que através de leveza e brilho, transmitem um toque de magia aos cabelos de Rapunzel. Podemos perceber os fios de cabelo, as ondulações e até mesmo, os efeitos do vento. O cabelo é utilizado de maneiras inimagináveis, como se houvesse mais um personagem na trama. Comparando com animações mais antigas vemos que “ Enrolados ” tem uma preocupação maior nos detalhes e na textura. Não se trata mais de personagens humanos que tem cabelo de boneco playmobil.

Outro ponto interessante do filme são os curiosos personagens. Dando destaque a dois importantes animais: Maximus, o inteligente cavalo da guarda de hábitos caninos e o pequeno camaleão de estimação Pascal, colorido amigo e grande confidente de Rapunzel. Apesar de estes dois animais serem hilários, os seres humanos também são muito engraçados. Como é o caso dos caras mal-encarados e de Flyyn Raider, de quem sempre se ouve uma piada sobre nariz, e até parece que estas piadas foram pensadas para a versão brasileira onde o dublador é o Luciano Huck (ele tem um grande nariz mesmo).

Com muita música, belos cenários e personagens engraçados, “ Enrolados ” nos apresenta uma crítica à super-proteção das mães e nos diz que liberdade e um pouco de rebeldia não fazem mal a ninguém. Então, aproveite de sua liberdade, saia do alto de sua torre e vá ao cinema. Divirta-se!

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016