CultFlow um resumo de sua breve história

O CultFlow foi um projeto que surgiu em meados de 2009, inicialmente a idéia seria construir uma plataforma com dicas culturais, e daí veio a idéia do nome Fluxo de Cultura que mais tarde se transformaria em CultFlow.

O projeto foi uma sociedade de dois amigos de São Paulo da área de TI e que gostavam muito de cultura em geral e que queriam empreender.

Um deles já tinha algumas criticas de filme e música e nunca as tinha publicado e estava tentando conseguir informações sobre o filme "Alice no País das Maravilhas" do Tim Burton sem muito sucesso, quando então decidiu arriscar e entrar em contato com a assessoria de imprensa da Disney para obter mais informações. E assim numa tarde no começo de 2010 o CultFlow começou a se cadastrar junto aos produtores culturais para trazer informações com segurança e qualidade editorial para o público.

Ao longo dos anos contou com a colaboração de diversas pessoas que ajudaram na criação de conteúdo: críticas, coletivas, entrevistas, fotos e etc. Entretanto o retorno financeiro nunca ocorreu de fato, apesar das idéias e tentativas a esse respeito: criação de guia gastronômico, venda de midia kit, etc. Em 2014 um dos amigos mudou para Europa e a sociedade se encerrou, o outro ainda continuou com o projeto por dois anos, mas chegou a hora de parar e encerrar de vez as atividades como veículo de imprensa. Vários fatores pesaram na decisão, além do não retorno financeiro que inviabilizava a continuação de coberturas com a remuneração dos colaboradores, a mudança de cenário da própria midia que saiu do foco escrito para o vídeo e a cada vez mais nítida e clara vitória do 'fast journalism' em detrimento do 'slow journalism' levaram a decisão de encerrar as atividades.

Em respeito a todos que colaboraram com esse veículo ao longo dos seus quase 6 anos, o conteúdo foi migrado para o medium sobre outro nome e agora ele retorna a sua casa para enfim descansar como uma lembrança dos sonhos de todos aqueles que participaram da construção de sua história, da tentativa de construir um veículo independente, integro e que levasse ao público informações de entretenimento e cultura com a mais alta qualidade.

São Paulo, 05 de julho de 2020

Observação: caso você tenha colaborado com o projeto e gostaria de remover o conteúdo aqui presente basta enviar um email para redacao@cultflow.com

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016