A última madrugada de João Paulo Cuenca

escrito por _Alexandra Bailon_

A última madrugada (Leya) reúne algumas das melhores crônicas de Cuenca publicadas em jornais entre 2003 e 2010. São crônicas de fato, daquelas que, subjetivamente, fazem-nos conhecer e reconhecer as cidades e o comportamento da sociedade em sua época. Cidades que não são feitas apenas de monumentos turísticos mas, principalmente, do cotidiano, das cenas corriqueiras e das filosofias de botequins.

Cuenca nos traz uma visão bastante realista do povo e da cidade grande - mesmo falando principalmente do Rio de Janeiro -, com crônicas ácidas e, ao mesmo tempo, nostalgicas, trazendo questionamentos sobre a contemporaneidade: a vida contemporânea está condenada à tristeza e à solidão? Talvez.

Apesar da distância necessária de cronista, Cuenca reconhece que é parte integrante das cenas que retrata, e não propõe uma solução às situações ou problemas relatados, pois seu papel é “botar o dedo na ferida da cidade”. Ao mesmo tempo em que chega a ser destruidor com o presente, não quer que esse momento passe.

O leitor também se reconhece facilmente entre as histórias reais ou não de “A última madrugada”. Seja na solidão de uma noite de carnaval, no medo de perder suas memórias ou de saber que o tempo passa.

Sobre o autor

João Paulo Cuenca nasceu no Rio de Janeiro em 1978. É autor dos romances Corpo presente (Planeta, 2003), O dia Mastroianni (Agir, 2007) e O único final feliz para uma história de amor é um acidente (Companhia das Letras, 2010). Os direitos dos seus livros já foram comprados por Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. Em 2007, foi selecionado pelo Festival de Hay e pela organização do festival Bogotá Capital Mundial do Livro como um dos 39 jovens autores mais destacados da América Latina. Participou de várias antologias dentro e fora do Brasil, em destaque Cem melhores crônicas brasileiras (Objetiva, 2007). Entre 2003 e 2010 escreveu crônicas semanais para jornais comoTribuna da Imprensa, Jornal do Brasil e O Globo – algumas delas presentes neste livro.

Ficha Técnica

Título: A última madrugada

Autor: João Paulo Cuenca

Formato: 14 x 21 cm

Páginas: 240

Preço: R$ 39,90

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016