Circuito Inffinito de festivais chega à Colômbia

No ano em que completa 18 anos de vida, o Circuito Inffinito de Festivais comemora conquistando mais um país do globo terrestre.

Em 2014, depois de passar por Londres, Montevidéu, Buenos Aires, Nova Iorque e Miami, pela primeira vez, o festival chega à cidade de Bogotá, na Colômbia, firmando cada vez mais o compromisso de levar o cinema brasileiro para os quatro cantos do mundo.

O festival começou dia 16/10 e vai até 19/10, serão exibidos no Cinemania, cerca de filmes 20 brasileiros, entre longas e curtas, selecionados pelos curadores Paulo Mendonça, Malu de Martino, Betty Faria, Isabela Nigro e Paulo Roberto Junior (curador de curtas).

“O Circuito Inffinito de Festivais tem como objetivo primordial gerar negócios para o setor audiovisual brasileiro e a nossa meta para os próximos três anos é trabalhar as cidades onde o Brasil possua acordos de coprodução”, explica Adriana Dutra, uma das diretoras do festival. Segundo ela, o Brasil, por meio da ANCINE, possui acordos de coprodução com diversos países ao redor do mundo, porém o relacionamento dos profissionais brasileiros com estes países é remoto e necessita de ações especificas de mercado. “Por esse motivo vamos realizar o 1º Cine Fest Brasil-Bogotá e estendê-lo para outras praças desse acordo”,completa.

As exibições do 1º Cine Fest Brasil-Bogotá começaram em 16/10 com o longa A Coleção Invisível, de Bernard Attal, filme Hors Concours, ganhador do prêmio Lente de Cristal de melhor longa-metragem no 12º BRAFF de Nova Iorque. Na disputa pela estatueta, entram também na briga: Gata Velha Ainda Mia, de Rafael Primot, que relançou Regina Duarte no cinema após 19 anos afastada das telonas; Serra Pelada, de Heitor Dhalia e Tatuagem, de Hilton Lacerda.

A comédia marca presença com os filmes Mato sem Cachorro, de Pedro Amorim e S.O.S. Mulheres ao Mar, de Cris D’Amato, que levou o troféu de melhor longa no 18º BRAFF de Miami, promovido em agosto. Na linha documental, a curadoria selecionou Revelando Sebastião Salgado, de Betse de Paula, único filme a vencer em duas cidades (Londres e Buenos Aires) e Cidade de Deus – 10 Anos Depois, de Cavi Borges e Luciano Vidigal.

Entre os curtas, destaque para Tempo da Navalha, de Guilherme Aguilar e Luiz Ferraz, ganhador do 12º BRAFF de Nova Iorque; Efeito Casimiro, de Clarice Saliby, vencedor do 18º BRAFF de Miami e do 5º Cine Fest Brasil-Buenos Aires; Lembranças de Maura, de Bruna Lessa, premiado no 5º Cine Fest Brasil-Montevidéu e A Navalha do Avô, de Pedro Jorge, ganhador do 6º BRAFF de Londres.

Fora da competição, o público colombiano terá a chance de ver uma Mostra Especial em homenagem ao centenário do eterno poetinha, Vinícius de Moraes. Dentro da Mostra, serão exibidos Orfeu, de Cacá Diegues, um dos clássicos da cinematografia brasileira e, fechando o festival, o documentário Vinicius, de Miguel Faria Jr.

Filmes selecionados

Longas

Revelando Sebastião Salgado, de Betse de Paula

S.O.S. Mulheres ao Mar, de Cris D’Amato

Mato sem Cachorro, de Pedro Amorim

Serra Pelada, de Heitor Dhalia

A Coleção Invisível, de Bernard Attal

Gata Velha Ainda Mia, de Rafael Primot

Cidade de Deus – 10 Anos Depois, de Cavi Borges e Luciano Vidigal

Tatuagem, de Hilton Lacerda

Mostra Especial em homenagem a Vinicius de Moraes

Orfeu, de Carlos Diegues

Vinicius, de Miguel Faria Jr.

Curtas

Efeito Casimiro, de Clarice Saliby

Tempo da Navalha, de Guilherme Aguilar e Luiz Ferraz

Lembranças de Maura, de Bruna Lessa

A Navalha do Avô, de Pedro Jorge

Jessy, de Paula Lice, Ronei Jorge e Rodrigo Luna

Sylvia, de Artur Ianckievicz

Paleolito, de Ismael Lito e Gabriel Calegario

A Queima, de Diego Benevides

Circuito Inffinito

Criado em 1995, pela Inffinito, o Circuito Inffinito de Festivais comemora 18 anos em 2014, firmando o compromisso de levar a cinematografia nacional para todo o mundo. Desde seu lançamento, já foram 65 edições de festivais em onze cidades, totalizando mais de 1200 sessões e mais de 500 filmes exibidos (entre curtas e longas). O Circuito Inffinito, em Bogotá, conta com o patrocínio da Embratur. Para mais informações: www.inffinito.com.

Embratur

O patrocinador principal do evento, Embratur, é a autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional. Com um agradável clima tropical, praias e florestas exuberantes, uma cultura rica e um estilo de vida fascinante, o Brasil é um dos países mais atraentes para visitar nos dias de hoje. É uma opção acessível para viagens de casais em família ou para negócios. Para maiores informações, visite os nossos sites oficiais http://visitbrasil.com/ e http://www.theworldmeetsinbrasil.com/ .

Com muito orgulho produzimos jornalismo cultural de qualidade entre 2010 e 2016